Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
 

Tecnologia Aplicada

A aplicação aérea assim como os outros tipos de aplicação tem como objetivo principal produzir uma cobertura uniforme (mínimo de 20 gotas por cm2) , sobre o alvo , com o mínimo de desperdício ou perdas e sem contaminação do meio ambiente.

Trabalha-se com baixo volume de aplicação , de 1 a 50 litros por hectare , fazendo com que as gotas sejam pequenas para melhorar a cobertura.
O principio básico de uma aplicação é obter cobertura suficiente no alvo e na hora certa , o que o avião mostra sua grande vantagem , a rapidez.
O tamanho da gota influi diretamente na cobertura .

 
GOTA GRANDE E GOTA PEQUENA

Com a mesma quantidade de produto podemos ter coberturas bem diferenciadas , mudando o tamanho das gotas. Em uma aplicação de , por exemplo , 10 litros por hectare , podemos trabalhar com gotas grandes = 400micras , ou com gotas pequenas 120 micras , e a variação da cobertura não é proporcional ao tamanho da gota (exemplo). Assim devemos trabalhar com gotas que dão uma melhor cobertura e que não tenham perda por deriva*.

* Deriva: durante uma pulverização poderá ocorrer o desvio de uma determinada quantidade de produto para fora do alvo , denominado “deriva”. Pode ocorrer quando não são seguidas as orientações técnicas.
 
BICOS DE PULVERIZAÇÃO :

Os bicos ou pontas de pulverização utilizados nos aviões agrícolas são similares aos dos equipamentos terrestres, porém com uma vazão alta devido a sua velocidade de operação que varia entre 120 a 250 Km/hora.
Os bicos poderão ser do tipo hidráulico de jato cônico ou jato plano(leuqe) ou atomizador rotativo (tipo micronair). A função destes dispositivos é pulverizar a calda de aplicação para distribuição uniforme sobre o alvo , e a diferença fundamental entre esses diversos tipos é a qualidade de pulverização para cada necessidade.
TIPOS DE BICOS:

Bico cônico vazio da serie “D” - gera gota finas e médias
Bico cônico cheio da serie “D” – gera gotas médias e grossas
Bico leque 8001 a 8008 gera gotas finas e médias
Bico leque 8010 a 8015 gera gotas médias e grossas
CP Nozzles com Ãngulos 30º , 45º e 90º - gera gotas finas, médias e grossas
Micronair gera gotas finas , médias e grossas , variando o tamanho das gotas de acordo com a rotação das pás do equipamento
 
 
Mapa do Site:

Página Inicial
Institucional
Tecnologia
Política Ambiental
Política de Sergurança
Serviços

 

Benefícios da Aplicação
Equipamentos
Eventos
Localização
Contatos
Orçamento
Pesquisa e Desenvolvimento

Acesso Restrito:

Webmail
Administração



© Direitos Reservados Aeroagrícola Rio Claro
Sede: Rua Maranhão, s/n, Centro
CEP 78435-000
São José do Rio Claro / MT

Site desenvolvido por: